quarta-feira, 23 de maio de 2012

A experimentação é que o torna diferente



Experimentar, criar e inovar!

O videoclipe tem em sua essência esses três fundamentos. Existem diferentes tipos de produções do gênero, e é claro, nem todas são experimentações ou inovações, mas em um videoclipe é permitido ter uma liberdade muito maior para que isso aconteça.
Na fase de produção, a iluminação pode ser um fator determinante para enfatizar o cantor, para isso o diretor se utiliza de uma iluminação mais marcante, vista também em anúncios publicitários. Ou pode utilizar características de gêneros do cinema para ilustrar o tema de um videoclipe, que pode passar de terror a comédia. Sempre com a liberdade de criação.

Neste videoclipe a iluminação se torna um fator determinante para enfatizar o cantor

Na fotografia é possível fazer diferentes planos e contar uma mesma história de maneiras bem distintas. Fazendo valer sempre o objetivo da produção de um videoclipe, que pode ser desde associar música e imagem até criar uma identidade visual da banda ou artista. Exemplos bem nítidos disso podem ser notados em planos que começam mais abertos e focam em algum elemento específico, muito utilizado no cinema, ou em planos sequencia (sem montagem ou edição).

   
Videoclipe da Banda Ira, filmado em plano sequencia, que conta muito sobre a identidade visual da banda

No figurino e cenografia, as produções mais inovadoras são aquelas que ditam modas e tendências. E o videoclipe tem um papel importantíssimo neste aspecto, principalmente para a cultura jovem.

O videoclipe exemplifica bem o quanto um videoclipe pode ‘’tendenciar’’ uma geração

Com o roteiro a invenção fica evidente quando o videoclipe não segue uma linearidade, ou seja, as diferentes formas que as cenas são vistas, na maioria das vezes dispostas aleatoriamente, mostram que o roteirista pode contar a história de diferentes formas, sem seguir uma regra de narração. A experimentação no roteiro é o que mais acontece na produção de videoclipes.

Roteiro com cenas aleatórias numa narração não linear, considerado um dos melhores da história

Mas é na pós-produção, que são feitas as cenas com cortes secos e rápidos que dá a agilidade necessária ao vídeo ou que também podem ser inseridas de acordo com o ritmo da música.

Jaws, nova produção dos Raimundos, é um bom exemplo de videoclipe com cenas rápidas, ritmo acelerado e que flui de acordo com a música:

Experimentar, criar e inovar!
É galera... Tanto para um profissional do ramo audiovisual, quanto para um expectador, é a oportunidade de fugir do comum que faz do videoclipe um gênero tão popular e de tamanha importância na criação de novas identidades visuais.



Fontes:

Artigos Relacionados

0 comentários:

Postar um comentário